sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Breve Comentário - Os Smurfs 2

Ultimamente, quando filmes infantis que misturam live action com CGI são realizados, quase sempre o resultado é insatisfatório, revelando certa displicência na hora do desenvolvimento dos projetos. Garfield, Alvin e os Esquilos e Os Smurfs são exemplos dessa onda. Mas produções assim ainda conseguem fazer algum sucesso financeiro, e não é à toa que os personagens criados pelo belga Peyo estão de volta neste Os Smurfs 2. No entanto, o filme mostra ser tão bobo e previsível quanto seu antecessor.
Escrito por J. David Stem e David Weiss em parceria com Jay Scherick, David Ronn e Karey Kirkpatrick, Os Smurfs 2 traz Papa Smurf (voz de Jonathan Winters), Desastrado (Anton Yelchin) e companhia tendo que ir a Paris para resgatar Smurfette (Katy Perry), que foi sequestrada por Gargamel (Hank Azaria) e os Smurfs que ele criou, Vexy (Christina Ricci) e Hackus (J.B. Smoove). Para ajudar na missão, os pequenos recorrem a seus velhos amigos Patrick (Neil Patrick Harris) e Grace (Jayma Mays), que desta vez ainda trazem Victor (Brendan Gleeson), o padrasto de Patrick.
Ao longo da projeção, vemos várias tentativas de se fazer humor, que vão desde as características dos Smurfs (as trapalhadas de Desastrado ou a admiração que Vaidoso tem por si mesmo) até referências a filmes famosos (a mais óbvia é aquela de Bonequinha de Luxo). Mas além de serem pouco inspiradas, tais gags ainda contam com a falta de timing cômico de seu diretor, Raja Gosnell, e consequentemente elas não causam muito o riso. E ainda que Hank Azaria, um dos pouquíssimos pontos positivos do primeiro filme, consiga divertir de vez em quando com sua interpretação como Gargamel, isso não chega a ser o suficiente para tornar o filme algo realmente engraçado.
Além disso, o roteiro desenvolve uma história óbvia desde o começo, algo que reflete até em suas subtramas, como o fato de Patrick não gostar de ter Victor como figura paterna, o que apenas leva a um conflito previsível e desnecessário. E por mais carismáticos que sejam o elenco e os personagens, isso não ajuda a história a ser algo mais agradável de se acompanhar.
No fim, Os Smurfs 2 parece servir apenas como desculpa para render diversos produtos derivados que devem ser comprados para as crianças, ficando longe do encantamento proporcionado por seu material original.
Cotação:

Um comentário:

Hugo disse...

Além de não ser grande fã de animações, estes que misturam CGI com atores geralmente são bem infantis.

O citado "Garfield" pode ser comparado a outras produções bobinhas como "Gasparzinho" e "Scooby Doo" por exemplo.

Abraço