sábado, 6 de julho de 2013

Protestos no Cinema

Com toda essa onda de protestos que está mexendo com o Brasil nas últimas semanas, resolvi fazer uma pequena lista com alguns filmes que contam com manifestações em meio a suas histórias. Não há como citar todos os filmes que envolvam protestos (vocês podem contribuir com isso nos comentários se quiserem), mas peço desculpas de antemão por deixar algumas produções de fora.
Então vamos à lista:
- No, de Pablo Larraín:
Em 1988, foi organizado um plebiscito onde a população chilena deveria votar “Sim” ou “Não” quanto à permanência do governo do general Augusto Pinochet, que na época estava há quinze no poder. Nisso, René Saavendra (Gael García Bernal) é chamado para cuidar da campanha do “Não”, que aos poucos vai ganhando as ruas para a surpresa de todos. Com uma belíssima fotografia no estilo de imagens de arquivo, No é uma verdadeira imersão em um período importantíssimo do Chile, tendo merecido sua indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro esse ano.
- V de Vingança (V For Vendetta), de James McTeigue:
Impossível não colocar esse filme em uma lista como essa, considerando que a máscara de Guy Fawkes usada por seu protagonista está sendo utilizada constantemente em qualquer tipo de protesto. Ótima adaptação da graphic novel de Alan Moore, V de Vingança se passa em um futuro não muito distante e traz o anarquista V (Hugo Weaving) em uma luta para derrubar o regime totalitário imposto na Inglaterra, contando para isso com a ajuda da jovem Evey Hammond (Natalie Portman). Um filme que funciona não só como uma produção de ação, mas também como uma crítica política e social das mais eficientes.
- Domingo Sangrento (Bloody Sunday), de Paul Greengrass:
Domingo Sangrento pode ser uma sessão ideal para o período que estamos vivendo no Brasil, pelo fato de várias pessoas que estão agindo pacificamente nos manifestos estarem sendo surradas pela polícia militar. Em 1972, um trágico acontecimento ocorreu na Irlanda, quando o exército britânico abriu fogo contra um grupo de manifestantes desarmados, que fazia um protesto por direitos civis. O episódio foi retratado brilhantemente no filme pelo grande Paul Greengrass, que com seu conhecido estilo documental consegue mostrar de maneira crua e impactante todos os lados da tragédia.
- How to Survive a Plague, de David France:
Indicado a Melhor Documentário no último Oscar, How to Survive a Plague retrata os esforços de várias pessoas que buscaram durante muito tempo fazer da AIDS uma doença tratável. Contando com entrevistas de líderes do Act Up e do TAG (grupos ativistas que se formaram entre as décadas de 1980 e 1990) além de imagens de arquivo, o filme mostra em detalhes todas as dificuldades que essas pessoas passaram para cumprir seu objetivo, que trouxe melhorias consideráveis para o tratamento da doença.
- Watchmen: O Filme (Watchmen), de Zack Snyder:
Uma das melhores cenas de Watchmen se passa em meio a uma manifestação. Nesse caso, as pessoas estão totalmente contra os vigilantes, e acabam sendo paradas brutalmente pelo Comediante (Jeffrey Dean Morgan), que ao ser confrontado por seu companheiro Coruja (Patrick Wilson) diz que o chamado “sonho americano” se tornou realidade. Uma bela cena em uma grande adaptação dos quadrinhos.

Nenhum comentário: