segunda-feira, 6 de maio de 2013

Decepcionantes Terceiras Partes de Franquias Cinematográficas

É curioso ver que algumas franquias conseguem manter um nível admirável de qualidade em seus dois primeiros filmes, mas decepcionam quando chegam na terceira parte de suas histórias. Não chegou a ser o caso da recente aventura de Tony Stark (Homem de Ferro 3 é divertido apesar de ter seus problemas), mas aconteceu com várias outras séries. Às vezes isso ocorre por pura falta de cuidado, outras por os envolvidos quererem tanto dar um final grandioso a trilogia que acabam incluindo coisas demais (como personagens e subtramas que não acrescentam muita coisa a história).
Enfim, hora de lembrar os terceiros filmes de algumas dessas franquias:
- Matrix Revolutions (2003), de Andy Wachowski e Lana Wachowski:
Matrix é uma belíssima ficção científica que desenvolve com inteligência seus conceitos, além de contar com cenas de ação absolutamente memoráveis. Não é à toa que o filme ficou marcado como um dos melhores da década de 1990. Em 2003, os irmãos Wachowski lançaram em duas partes aquele que deveria ser o grande final da história, sendo a primeira Matrix Reloaded e a segunda Matrix Revolutions. Reloaded foi um ótimo filme, que preparou bem as peças do jogo que viria a ser finalizado em Revolutions. Mas infelizmente, apesar de não ter sido particularmente ruim, o terceiro filme mostrou ser muito decepcionante, já que os diretores não conseguiram dar o final memorável que a trilogia prometia e merecia.
- Batman Eternamente (1995), de Joel Schumacher:
Depois de Tim Burton apresentar com eficiência o universo sombrio de Batman em seus dois primeiros filmes, é triste ver Joel Schumacher assumir a franquia e transformar tudo em um carnaval. Trazendo um Val Kilmer aborrecido demais no papel de Bruce Wayne, Batman Eternamente procura ser algo mais divertido e leve de se assistir, pelo menos quando comparado aos filmes anteriores. E até causa risos de vez em quando, mas muito pouco perto do que realmente tenta ao longo da história. Mesmo assim o filme fez algum sucesso de bilheteria, possibilitando a existência do desastroso (e vergonhoso) Batman & Robin.
- Alien³ (1992), de David Fincher:
Alien: O Oitavo Passageiro e Aliens: O Resgate são dois grandes exemplares de ficção científica, com o primeiro sendo comandado por Ridley Scott e o segundo por James Cameron. Já o terceiro filme representou a estreia na direção de ninguém menos do que David Fincher. Mas infelizmente não foi aqui que o diretor de obras-primas como Se7en, Clube da Luta e Zodíaco mostrou todo seu talento, tendo em mãos um fraco roteiro e ainda incluindo um Alien feito por computador, que tira muito da graça da criatura. No entanto, parece que Fincher não teve muita liberdade no set, tendo abandonado o filme logo após as filmagens.
- Blade Trinity (2004), de David S. Goyer:
Antes de X-Men ter sido um grande sucesso e ter dado partida a várias outras adaptações de histórias em quadrinhos da Marvel, o caçador de vampiros Blade conseguiu um início satisfatório em seu primeiro filme. Mais tarde, o diretor Guillermo del Toro deu um bela continuidade a franquia em Blade 2. Mas Blade Trinity representou uma queda drástica na qualidade da série. Contando com um Wesley Snipes no piloto automático, um péssimo Drácula como vilão na pele de Dominic Purcell, além de outros personagens desinteressantes, o filme comandado por David S. Goyer ainda tem cenas de ação que não empolgam muito e um roteiro capenga. O curioso é ver que Goyer conseguiu compensar esse tropeço pouco tempo depois, já que ele contribuiu com os roteiros da trilogia Batman ao lado de Christopher Nolan.
- Homem-Aranha 3 (2007), de Sam Raimi:
Se o primeiro filme foi um ótimo começo para a franquia de um dos personagens mais famosos da Marvel Comics, o segundo conseguiu cumprir a tarefa de ser ainda melhor. No entanto, Homem-Aranha 3 conseguiu manchar tudo o que havia sido feito até então. Fazendo de Peter Parker uma pessoa chata e egoísta e que fica ainda pior quando é possuído pelo simbionte Venom, o filme ainda conta com subtramas desnecessárias envolvendo personagens desinteressantes, dando a entender que os envolvidos queriam demais agradar os fãs ao colocar figuras conhecidas dos quadrinhos. Nem boas cenas de ação como a que traz o Homem-Areia lutando com o Homem-Aranha em sua roupa sombria conseguiram salvar o filme, que finalizou muito mal a trilogia.

2 comentários:

Hugo disse...

As maioria das franquias tendem a perder o impacto a partir do momento que começam a se repetir ou quando mudam completamente o foco da trama original.

Franquias com histórias independentes como 007 tendem a ter mais fôlego.

Sua lista é perfeita, apenas considero que "Alien 3" é um filme interessante, mas que destoa completamente do restante da franquia.

Abraço

Brothers disse...

Homem de Ferro 3 também deve entrar para esse rol.