domingo, 10 de junho de 2012

Personagens Marcantes - Ellen Ripley

Com a estreia de Prometheus, nova ficção científica de Ridley Scott, se aproximando (aliás, a crítica do filme já está pronta e publicarei aqui no blog em breve), o espaço de Personagens Marcantes aproveita o momento para homenagear uma das heroínas de ação mais interessantes do cinema. Os homens sempre foram maioria nesse quesito de herói. Mas, em 1979, houve uma pequena (e importante) quebra nesse costume, que mostrou que mulheres podem ter uma presença tão boa quanto a dos homens no papel de protagonistas de filmes de ação, aventura ou ficção científica. Foi nesse ano que Alien: O Oitavo Passageiro foi lançado, filme que nos apresentou a Ellen Ripley, personagem interpretada sempre com competência por Sigourney Weaver.
Em Alien, Ridley Scott chega a brincar com o fato de os homens serem sempre os heróis nos filmes. Ripley é mantida “escondida”, como uma coadjuvante, durante boa parte do filme. Nesse período, Dallas (personagem de Tom Skerrit) é colocado como o personagem central, sendo até mesmo o líder que dá ordens para o restante do grupo. Ripley é trazida para o centro da narrativa gradualmente, e só depois de mais de uma hora de filme é que vemos que, na verdade, ela é a protagonista da história.
Um grande clichê é aquele da mocinha em perigo. Os roteiristas de Alien originalmente queriam que todos os personagens fossem homens, para evitar que o filme caísse em algo tão comum. No fim, o filme contou com duas personagens femininas. Mas Ripley é qualquer coisa, menos uma mocinha em perigo. Ela encara o vilão do filme (aliás, dos filmes) com muita coragem e inteligência, sempre procurando um modo de tirá-lo do caminho. E tanto no primeiro filme como no quarto, Alien: A Ressurreição, ela consegue derrota-lo jogando-o para fora da nave (sendo que em A Ressurreição ela faz isso de um modo até mesmo grotesco).
James Cameron foi chamado para fazer uma sequência de Alien, e em 1986 foi lançado Aliens: O Resgate. A revista britânica Empire elegeu o filme como a melhor sequência de todos os tempos, colocando a frente de outras grandes produções como O Poderoso Chefão: Parte 2, Batman: O Cavaleiro das Trevas e O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final. Aliens explora o lado maternal de Ripley, e descobrimos que ela era uma mãe antes de ir para a missão no espaço. Quando Ripley fica sabendo que sua filha morreu, nós sentimos a grande falta que a personagem sente por não ter ficado muito tempo ao lado de uma pessoa que amava. O roteiro de James Cameron, então, coloca a menina Newt (interpretada por Carrie Henn) no caminho de Ripley, e a relação de mãe e filha que elas criam acaba sendo um dos pontos altos do filme.
Aliens: O Resgate talvez represente o principal momento de Ripley no cinema. Por sua excelente atuação, Sigourney Weaver foi indicada a prêmios importantes, como o Globo de Ouro e o Oscar. Além disso, uma das falas de Ripley (“Fique longe dela, sua vadia”) foi cogitada para a lista de “Frases Memoráveis” do American Film Institute (AFI), divulgada em 2005.
O que vou dizer a seguir pode ser algo completamente errado, mas arrisco dizer que sem Ellen Ripley talvez nós não tivéssemos outras grandes heroínas de ação, como Sarah Connor (O Exterminador do Futuro). Ou pelo menos teríamos que esperar um pouco mais para ver uma mulher derrotar alienígenas e androides.

Nenhum comentário: