domingo, 6 de março de 2011

Ídolos Oscarizados

Como vocês podem ver ainda estou de ressaca por causa da vitória de alguns dos meus ídolos no Oscar. Nesta edição, infelizmente não pude comemorar uma vitória de Christopher Nolan, mas comemorei as conquistas de Natalie Portman, Christian Bale e Aaron Sorkin.
Já falei em diversas postagens o porquê de Christopher Nolan ser meu diretor favorito, mas nunca escrevi o porquê de Natalie Portman e Christian Bale serem dois dos meus atores prediletos (a lista é muito comprida) ou o porquê de Aaron Sorkin ser um roteirista que admiro bastante. Outro dia escreverei sobre meus outros ídolos, mas agora resolvi escrever sobre estes três que foram oscarizados recentemente.
Natalie Portman:
Uma atriz linda e maravilhosa. Sou fã confesso de Natalie Portman desde que a vi em Hora de Voltar (dei como dica na postagem anterior), filme no qual ela interpreta Samantha, uma garota que não é muito certa da cabeça. Na sua primeira cena neste filme, Portman aparece entusiasmada em um hospital, escutando The Shins e tentando interagir com o sério Andrew Largeman, interpretado por Zach Braff. Portman faz de Samantha uma personagem adorável, em um filme excepcional. Depois que assisti a Cisne Negro, minha admiração aumentou ainda mais. No entanto, me sinto envergonhado ao afirmar que ainda não assisti O Profissional, sua estreia no cinema. Mas isso será corrigido muito em breve.
Christian Bale:
Não sei quando exatamente comecei a gostar de Christian Bale. Provavelmente foi na época em que assisti Batman: O Cavaleiro das Trevas, pois foi um filme que me levou a Psicopata Americano e O Operário. No primeiro, ele se desfez da imagem de bom moço e provou a todos que consegue interpretar personagens complexos até em sua essência. E no segundo ele mostrou até onde se sacrifica por um personagem, emagrecendo quase 30 quilos para o papel. Também não consegui assistir a estreia dele no cinema, em Império do Sol. Repito: essas coisas serão corrigidas em breve.
Aaron Sorkin:
Os diálogos afiados dos roteiros de Sorkin me deixam de queixo caído toda vez que assisto a um filme roteirizado por ele. Vou dar como exemplos os dois de seus melhores roteiros: Questão de Honra e A Rede Social (coloquei cenas dos dois filmes logo abaixo). Em Questão de Honra, os embates entre Tom Cruise e Jack Nicholson (ninguém fala a palavra “fuck” e seus derivados tão bem quanto este ator) são memoráveis. Destaque para a cena no tribunal (“You can’t handle the truth”). E em A Rede Social, as falas de Mark Zuckerberg, interpretado por Jesse Eisenberg, são simplesmente impressionantes. Sorkin ainda é o criador das séries de TV The West Wing e Studio 60 on the Sunset Strip (uma pena que tenha durado apenas uma temporada).
Espero que, em futuras cerimônias, meus outros ídolos também conquistem suas merecidas estatuetas.

3 comentários:

Hugo disse...

Parabéns pelo blog, estou linkando seu endereço no meu blog.

Abraço

Carol disse...

Tomás!!! Muito Obrigada pelo elogio:)

Alu disse...

Parabéns pelo Blog! ;)