domingo, 20 de junho de 2010

Toy Story 3

Em 1995, Toy Story revolucionou o mundo das animações ao ser o primeiro filme feito inteiramente no computador a ser lançado nos cinemas. Woody, Buzz e toda a sua turma cativaram o mundo com as suas divertidíssimas aventuras, e também alegraram a infância de muitas crianças, inclusive a minha. Devo ter assistido Toy Story cerca de 30 vezes. O sucesso do filme foi estrondoso, colocou a Pixar Studios no mapa dos grandes estúdios e, como todo fenômeno hollywoodiano, rendeu a ótima sequência Toy Story 2, em 1999, que também devo ter assistido umas 30 vezes. Esses filmes só não ganharam o Oscar de Melhor Animação porque a categoria ainda não existia quando eles foram lançados.
Enquanto Toy Story 3 não chegava, nos divertíamos com monstros carismáticos (Monstros S.A.), peixinhos aventureiros (Procurando Nemo), super-heróis engraçados (Os Incríveis), carros turbinados (Carros), um ratinho cozinheiro (Ratatouille), um robozinho carente (WALL-E) e um velhinho com sua casa voadora (Up – Altas Aventuras).
Para matar a saudade, Toy Story e Toy Story 2 foram relançados em 3D no início deste ano. Isso fez com que as crianças, que não eram nem nascidas quando os filmes foram lançados, pudessem se familiarizar com as histórias e saber porque que nós, agora adolescentes e adultos, amamos estes personagens. Na verdade, este é um dos públicos-alvo de Toy Story 3, porque as pessoas que estão hoje na faixa dos 20 anos eram apenas crianças quando assistiram a Toy Story pela primeira vez.
Agora, onze anos depois, a espera finalmente acabou, e tenho o grande prazer de dizer que Toy Story 3 é tão mágico quanto os outros dois filmes. É incrível como que os caras da Pixar NUNCA perdem o tato.
Toy Story 3 conta a única história ainda existente para a franquia. Andy vai para a faculdade e os brinquedos não sabem mais o que fazer para o garoto brincar com eles. Enquanto faz as malas e esvazia o quarto, Andy precisa decidir o que vai para o lixo e o que vai ser guardado no sótão. Como sempre, enganos acontecem e os nossos heróis vão parar na creche Sunnyside, aparentemente o melhor lugar do mundo para brinquedos abandonados, doados ou perdidos. Porém, o lugar acaba se revelando um verdadeiro inferno, dominado por um grupo de brinquedos liderados pelo urso de pelúcia Lotso.
Toy Story 3 mostra logo de cara que alguns personagens estão muito diferentes desde a última vez que os vimos. Andy já é um rapaz de 17 anos, sua irmã, Molly, já é uma menina crescida e Buster, o cachorrinho deles, agora está velho, mal conseguindo andar. Meu personagem favorito dentre os brinquedos, o cão-mola Slinky, também sofreu com o passar do tempo, percebemos isso ao ouvir a sua voz rouca.
Muitas vezes, a inclusão de muitos personagens em uma produção acaba não sendo uma grande ideia. Mas estamos falando de um filme da Pixar, ou seja, essa inclusão deixa o filme ainda mais divertido e cativante. Personagens como Mr. Princklepants, um porco-espinho de pelúcia metido a ator e Ken, o namorado extremamente vaidoso da Barbie, nos fazem rir só por aparecerem na tela.
Mas não podemos esquecer dos velhos brinquedos. Eles continuam praticamente os mesmos, mas achei que algumas coisas mereciam destaque. Buzz tem alguns de seus melhores momentos na franquia, incluindo até uma versão em espanhol muito engraçada. Descobrimos que os membros do Sr. Cabeça-de-Batata podem se mexer mesmo desligados de seu “corpo”, e a boneca Barbie, que já havia aparecido em Toy Story 2 como a guia da loja de brinquedos, tem um papel bem mais legal, em parte por causa de seu relacionamento com Ken.
Toy Story 3 é um filme que nos faz rir e também chorar. Como não sou um cara com coração de pedra, vou logo admitir: chorei assistindo ao filme, afinal, são personagens que amo desde que me conheço por gente. O final, perfeito e inesperado, é muito emocionante. Toy Story 3 fecha com chave de ouro uma franquia que proporcionou momentos de alegria para várias pessoas. Acho que um tempo de espera nunca foi tão bem recompensado.
Cotação:

2 comentários:

Paula disse...

5 estrelas é pouco!!! Toy Story 3 é muuuuito legal. É o mais emocionante e cheio de surpresas. Quem for fã desde criancinha como eu, leve lencinhos para enxugar as lágrimas.

Simone disse...

É muito bom! Eu adorei. Mas vai dizer, meio pesado para crianças, né?