domingo, 13 de junho de 2010

Esquadrão Classe A

Várias séries de TV já foram adaptadas para os cinemas. Missão Impossível, As Panteras, Miami Vice e A Família Adams são exemplos dessa longa lista. E agora chegou a vez de Esquadrão Classe A (The A-Team), cultuada série dos anos 1980, virar filme.
Antes de escrever sobre o filme, preferi fazer algumas pesquisas sobre o seriado e assistir ao primeiro episódio. Tudo para ficar um pouco familiarizado com os personagens e a história. Só de ter feito isso, me tornei um fã de John “Hannibal” Smith, Templeton “Cara-de-Pau”, Murdock “Louco de Pedra” e Bosco “B.A.” Baracus.
O filme mostra os eventos que ocorreram antes do seriado. Ou seja, aqui é mostrado como que os heróis se conheceram, o porquê de B.A. ter medo de voar e como que eles viraram fugitivos. Essas são questões que ficaram meio que subentendidas no primeiro episódio da série.
Como filme, Esquadrão Classe A se aproxima muito de filmes como Máquina Mortífera e A Hora do Rush, que têm cenas de ação muito legais e uma boa dose de humor. Como adaptação também funciona, já que os planos do líder John “Hannibal” Smith poderiam muito bem aparecer na série de TV.
Liam Neeson (Hannibal), Bradley Cooper (Cara-de-Pau), Sharlto Copley (Murdock) e Quinton "Rampage" Jackson (B.A.) têm boas atuações, mas entre eles quem se destaca é Copley (revelado ano passado no ótimo Distrito 9). Ele rouba todas as cenas e nos faz rir o tempo inteiro, principalmente quando começa a imitar Mel Gibson em Coração Valente.
Para os fãs da série, é bom ouvir de novo a famosa frase de Hannibal Smith: “Adoro quando um plano dá certo”. Para os iniciantes no assunto, como eu, é sempre bom ver quando uma adaptação dá certo, e esta alcançou tal objetivo.
Cotação:

Nenhum comentário: