quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Avatar

A última vez que vimos um filme do diretor James Cameron no cinema foi quando ele lançou ao mar a maior bilheteria da história (e um dos melhores filmes já feitos): Titanic. Doze anos se passaram, e a genialidade de Cameron volta com força total, em um filme que promete revolucionar as produções hollywoodianas: Avatar. Se fosse definir o filme em duas palavras, estas seriam brilhante e genial.
Em Avatar, Cameron nos apresenta um mundo completamente novo, um tipo de “planeta Terra em forma alienígena”. A história do filme é muito simples. No ano de 2156, o governo quer dominar as riquezas do mundo de Pandora, no qual um simples pedacinho de terra vale pelo menos um bilhão de dólares. Para tentar convencer povo Na’vi, é enviado o fuzileiro Jake Sully (Sam Worthington, o grande ator que surgiu em 2009).
A relação entre Jake e os nativos é feita através de seu avatar, que é um tipo de clone Na’vi da pessoa. Mas durante a convivência com o povo Na’vi, Sully vai compreendendo a ligação que esses seres têm com a sua terra, e ao invés de ajudar a dominá-la, resolve protegê-la. Ao mesmo tempo, ele treina para ser um deles, e acaba se apaixonando por Neytiri (Zoe Saldana, por sua vez, a grande atriz que surgiu em 2009).
O governo, não se importa com os costumes ou com a humanidade dos nativos. Não se importa nem mesmo com as mortes que podem ocorrer durante o processo de “forçar o domínio”. Podemos comparar a história de Avatar com as várias colonizações que ocorreram durante os séculos (Portugal e Brasil, Inglaterra e Escócia).
Os personagens são incríveis. Principalmente o povo Na’vi. Cameron consegue fazer com que o público e Sully aprendam sobre os nativos ao mesmo tempo. E assim como o personagem, aprendemos a respeitá-los. Pandora é um mundo sensacional. Cada imagem que aparece das paisagens faz com que fiquemos maravilhados e ainda digamos aquele famoso “UAU”.
Temos que agradecer a James Cameron por ter esperado esses doze anos para poder fazer a sua obra-prima. A tecnologia certa para faze-la não podia ter chegado em hora melhor. Avatar é simplesmente perfeito. Minha primeira experiência com filmes em 3D. Acho que comecei com o pé direito nesta nova tecnologia. Cotação:

Nenhum comentário: