A primeira coisa que precisei
fazer após assistir a Fervura Máxima foi pesquisar quantas balas de
festim o diretor John Woo utilizou ao longo das filmagens da produção. Isso
porque as sequências de tiroteio (ou gun fu, como Woo veio a
estabelecer) são tão elaboradas, trazendo verdadeiras rajadas de balas, que é
impossível não dar uma atenção especial a esse detalhe do filme na hora de
pensar sobre ele. Pois bem, cerca de 100 mil projéteis foram usados. Não
encontrei nada que informasse em que posição Fervura Máxima ficaria em
um ranking do quesito, mas acho que podemos dizer que Woo soube utilizar
essas balas para conceber um de seus melhores trabalhos.
Fervura Máxima traz Chow
Yun-fat como o Inspetor Tequila Yuen, que está no encalço da máfia liderada por
Hoi (Kwan Hoi-Shan), mesmo que seu temperamento constantemente o faça bater de
frente com seus superiores. Já Tony Leung Chiu-Wai interpreta Alan, homem de
confiança de Hoi e que está na mira de outro mafioso, Johnny Wong (Anthony
Wong), que quer trazê-lo para sua gangue. Alan, porém, é um policial
trabalhando infiltrado, e se junta a Tequila para derrubar os criminosos.
O roteiro de Barry Wong concebe
Tequila e Alan como figuras com personalidades bem distintas, sendo o primeiro
mais explosivo e o outro mais frio e racional. Mas por estarem no mesmo meio,
ambos constantemente se veem em uma linha tênue entre manterem a integridade ou
se corromperem, um dilema que ajuda a aproximá-los do espectador. E os
talentosos Chow Yun-fat e Tony Leung Chiu-Wai encarnam seus papeis com
segurança, desenvolvendo ainda uma bela dinâmica em cena. O resultado lógico
disso tudo é que temos protagonistas muito interessantes, o que se revela
essencial para que nos importemos com eles nos tiroteios das sequências de
ação.
Estas por sua vez são conduzidas
com maestria por John Woo, que exibe boa parte de suas marcas registradas,
desde o slow motion até personagens atacando com uma pistola em cada
mão. Mas o importante é que Woo sabe como criar tensão em meio ao caos no qual
Tequila e Alan são inseridos, além de manter a mise-en-scène sempre
clara para o espectador, mesmo quando as cenas envolvem muitas pessoas e trazem
milhares de balas voando para todos os lados. Nisso, é impossível não destacar
a sequência de abertura que ocorre em uma casa de chá e o confronto final em um
hospital, sendo este último o momento em que Woo claramente mostra estar pouco
ligando para possíveis exageros (estes, na verdade, não deixam de tornar a
narrativa mais impressionante e até divertida).
Nenhum comentário:
Postar um comentário