Poucas vezes o Oscar pareceu tão
interessante quanto agora, e isso se deve ao nível um pouco maior de
imprevisibilidade. Ano passado, a briga ficou pau a pau entre Birdman e Boyhood, de forma que a aposta entre os dois era feita sem uma certeza
absoluta. O mesmo ocorre esse ano, mas com três filmes: Spotlight, A Grande Aposta
e O Regresso, que dividiram boa
parte dos prêmios que servem de termômetro para a premiação da Academia (isso
inclui, principalmente, os sindicatos da indústria, como o PGA, o DGA, o WGA e
o SAG).
Seguindo o costume anual, hora de
apostar:
Melhor Filme
Aposta: O Regresso
Torcida: Mad Max: Estrada da Fúria
Geralmente, o filme que leva o
PGA (prêmio do sindicato dos produtores) desponta como o grande favorito no
Oscar. Mas apesar de A Grande Aposta
ter saído vencedor nessa premiação, o filme que chega com mais força é O Regresso, que recebeu o DGA (prêmio
do sindicato dos diretores) e o BAFTA. Surpreendentemente, a campanha do filme
nessa temporada de premiações, que bateu o tempo todo na tecla das dificuldades
que Alejandro González Iñárritu e sua equipe tiveram durante as filmagens, não
criou antipatia ao longo dos últimos meses. Mas, claro, não se surpreendam caso
Spotlight ou A Grande Aposta fiquem com o grande prêmio da noite (seria até mais
legal, na verdade).
Melhor Direção
Aposta: Alejandro González
Iñárritu, por O Regresso
Torcida: George Miller, por Mad Max: Estrada da Fúria
Dar o prêmio de Melhor Direção a
um cineasta duas vezes consecutivas não é um costume da Academia. Ao longo de
todas as edições do Oscar, isso ocorreu com apenas dois realizadores: John Ford
em 1941 e 1942 (por As Vinhas da Ira
e Como Era Verde Meu Vale,
respectivamente) e Joseph L. Mankiewicz em 1950 e 1951 (por Quem é o Infiel? e A Malvada). Vejam que são dois grandes diretores da história do
cinema. Pois essa dupla deverá ganhar a companhia de Alejandro González
Iñárritu nesse feito, já que depois de ser agraciado ano passado com Birdman, o mexicano novamente desponta
como favorito esse ano por seu trabalho em O
Regresso.
Melhor Atriz
Aposta: Brie Larson, por O Quarto de Jack
Torcida: Charlotte Rampling, por 45 Anos
Ninguém conseguiu parar Brie
Larson nas premiações. A jovem atriz faturou todos os principais prêmios por
seu belíssimo trabalho em O Quarto de
Jack e o Oscar será a cereja do bolo.
Melhor Ator
Aposta: Leonardo DiCaprio, por O Regresso
Torcida: Leonardo DiCaprio, por O Regresso, mas dividindo um pouco com
Michael Fassbender, por Steve Jobs
É isso aí. Chegou a hora. Os
memes vão acabar. A internet vai cair. Leonardo DiCaprio finalmente deve
receber o Oscar que já deveria ter há tempos. Ele nunca foi tão favorito como
agora. Se ocorrer alguma zebra nessa categoria, isso apenas provará que a
Academia tem alguma birra com o ator, que dessa vez até comeu fígado cru em
nome da Arte.
Melhor Atriz Coadjuvante
Aposta: Alicia Vikander, por A Garota Dinamarquesa
Torcida: Jennifer Jason Leigh,
por Os Oito Odiados
Alicia Vikander foi um dos
grandes destaques de 2015. Não só por ser a melhor coisa de A Garota Dinamarquesa, mas também por
ter brilhado em Ex Machina e O Agente da U.N.C.L.E. O Oscar que ela
deve receber aqui (ainda que ela seja claramente protagonista do filme de Tom
Hooper) servirá para coroar seu excelente ano. Mesmo assim, seria interessante
se Jennifer Jason Leigh surpreendesse.
Melhor Ator Coadjuvante
Aposta: Sylvester Stallone, por Creed: Nascido Para Lutar
Torcida: Sylvester Stallone, por Creed: Nascido Para Lutar
40 anos depois de nos apresentar
a Rocky Balboa, o principal personagem de sua carreira e pelo qual recebeu uma
indicação a Melhor Ator, Sylvester Stallone volta ao Oscar exatamente com o
mesmo personagem, mas no papel de coadjuvante. E é merecidamente o favorito da
noite, tendo uma atuação maravilhosa em Creed,
que pontua perfeitamente todos esses anos desenvolvendo um personagem icônico e
inspirador.
Melhor Roteiro Original
Aposta: Spotlight
Torcida: Divertida Mente
Spotlight venceu o WGA (prêmio do sindicato dos roteiristas) de
Roteiro Original e é um dos favoritos a Melhor Filme. Sua vitória aqui deve ser
uma das barbadas da noite.
Melhor Roteiro Adaptado
Aposta: A Grande Aposta
Torcida: A Grande Aposta
Se Spotlight levou o WGA de Roteiro Original, A Grande Aposta ficou com o de Roteiro Adaptado, além de também ser
um favorito ao prêmio principal da noite. Outra barbada.
Melhor Animação
Aposta: Divertida Mente
Torcida: Divertida Mente, mas essa torcida se divide para abraçar O Menino e o Mundo
Quando Divertida Mente estreou e mostrou toda sua beleza, o Oscar de Melhor
Animação do ano rapidamente ganhou um dono. Será mais um Oscar para a Pixar. Claro
que meu coração brasileiro não se importaria com uma zebra chamada O Menino e o Mundo, mas é pouco
provável.
Melhor Filme Estrangeiro
Aposta: O Filho de Saul (Hungria)
Torcida: Não consegui conferir O Abraço da Serpente (Colômbia) e A Guerra (Dinamarca), então me abstenho
O Filho de Saul levou tudo quanto é prêmio dessa categoria nos
últimos meses e a Academia tem um apreço por filmes sobre o Holocausto. É um
dos Oscars mais previsíveis da noite.
Melhor Direção de Fotografia
Aposta: Emmanuel Lubezki, por O Regresso
Torcida: John Seale, por Mad Max: Estrada da Fúria
Se premiar alguém em dois anos
consecutivos já não é muito do feitio da Academia, o que dizer de isso ocorrer
em TRÊS anos consecutivos? Mesmo sendo ainda mais raro, tudo indica que isso
acontecerá com Emmanuel Lubezki, um dos melhores diretores de fotografia da
atualidade e que fez um excepcional trabalho em O Regresso. Ele marcará o novo recorde da categoria.
Melhor Montagem
Aposta: Mad Max: Estrada da Fúria
Torcida: Mad Max: Estrada da Fúria
Mad Max é um filme de tirar o fôlego, e boa parte disso se deve a excepcional
montagem de Margaret Sixel, que já recebeu uma penca de prêmios, incluindo o
Eddie (prêmio do sindicato dos montadores). Mas se for ocorrer alguma surpresa,
espero que seja para o lado de A Grande
Aposta, que também tem uma montagem impressionante.
Melhor Design de Produção
Aposta: Mad Max: Estrada da Fúria
Torcida: Mad Max: Estrada da Fúria
Mad Max é tecnicamente espetacular e deve fazer a festa em boa
parte dessas categorias. Seu design de produção até já foi premiado no sindicato
de diretores de arte. A concepção de todo aquele universo é uma coisa de louco,
digna de todos os prêmios.
Melhor Figurino
Aposta: Mad Max: Estrada da Fúria
Torcida: Mad Max: Estrada da Fúria
Se o design de produção deve sair
por cima, o trabalho de figurinos vai logo atrás, também já tendo sido premiado
em seu respectivo sindicato.
Melhor Maquiagem
Aposta: Mad Max: Estrada da Fúria
Torcida: Mad Max: Estrada da Fúria
Outra categoria de destaque para
o filme de George Miller. Preciso dizer que ele levou o prêmio do sindicato?
Melhor Trilha Original
Aposta: Ennio Morricone, por Os Oito Odiados
Torcida: Ennio Morricone, por Os Oito Odiados
Ennio Morricone é Ennio
Morricone. Ele pode até ter um prêmio honorário, mas nunca levou um Oscar em
competição. A Academia sabe que isso é um pecado e que precisa ser corrigido,
sem falar que o trabalho do compositor é quase um espetáculo à parte no excelente
filme de Quentin Tarantino.
Melhor Canção Original
Aposta: “Til It Happens to You”, de The Hunting Ground
Torcida: “Til It Happens to You”, de The Hunting Ground
The Hunting Ground deveria estar indicado a Melhor Documentário,
sendo um longa importante e impactante sobre a máfia de estupros nos campus das
universidades americanas. Mas o filme foi lembrado apenas por sua bela canção,
e ela se destaca em um ano sem muitos indicados realmente arrebatadores na
categoria. Então devemos ter discurso de Lady Gaga no palco.
Melhor Mixagem de Som
Aposta: O Regresso
Torcida: Mad Max: Estrada da Fúria
Outra categoria em que aposto no
filme premiado pelo sindicato.
Melhor Edição de Som
Aposta: Star Wars: O Despertar da Força
Torcida: Star Wars: O Despertar da Força
O costume tem sido dar o prêmio
aos longas mais “barulhentos”. Star Wars
pode despertar sua força por aqui (sacaram? Despertar... Força... Foi boa,
não?).
Melhores Efeitos Visuais
Aposta: Star Wars: O Despertar da Força
Torcida: Mad Max: Estrada da Fúria
Os incríveis efeitos que tomam a tela de Mad
Max talvez não sejam páreos ao trabalho feito em Star Wars, que vem recebendo os prêmios na categoria.
Melhor Documentário
Aposta: Amy
Torcida: Não vi What Happened, Miss Simone?, Winter
on Fire e The Look of Silence,
então me abstenho.
Amy recebeu a maior parte dos prêmios de Melhor Documentário da
temporada. Deve faturar aqui também.
Melhor Curta-Metragem
Aposta: Shok
Torcida: Não vi nenhum.
Assistir aos curtas é algo quase
impossível e essas categorias são as que mais quebram apostas. Arrisco Shok aqui.
Melhor
Curta-Documentário
Aposta: A
Girl in the River: The Price of Forgiveness
Torcida: Não vi nenhum.
Mesma coisa da categoria
anterior.
Melhor Curta de Animação
Aposta: World of Tomorrow
Torcida: Não consegui assistir a
Prologue, então me abstenho.
World of Tomorrow é um filme ambicioso e excepcional. Levou o Annie
Award da categoria. Largo as fichas nele.
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