
A obra-prima do escritor Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas, já foi adaptada várias vezes, desde o famoso desenho de 1951 até produções para a TV. Mas esta nova adaptação dirigida pelo gênio Tim Burton segue novos rumos.
Diferente dos outros filmes/desenhos, este Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland) é uma continuação da história. Agora, Alice tem 19 anos e está prestes a receber uma proposta de casamento de um lorde. Para fugir disso, e de todos os problemas a sua volta, Alice segue o Coelho Brando e vai parar no País das Maravilhas, sem ter recordações de que já esteve lá. Mas agora, o País das Maravilhas virou o Mundo Subterrâneo (Underland), e todos estavam esperando Alice para ajudar na guerra que está prestes a acontecer.
Tim Burton, com a ajuda do roteiro escrito por Linda Woolverton, cria uma história original pegando diversos elementos dos dois livros escritos por Lewis Carrol: “Alice no País das Maravilhas” e “Alice Através do Espelho”.

O elenco do filme é afinadíssimo. A revelação Mia Wasikowska está muito bem como Alice. Helena Bonham Carter (esposa de Tim Burton) está divertida como a vilã Rainha de Copas. A carismática Anne Hathaway volta às raízes da Disney depois dos filmes do “Diário da Princesa”, interpretando a Rainha Branca. E em sua sétima parceria com o diretor Tim Burton, Johnny Depp faz do Chapeleiro Maluco o personagem mais interessante do filme, ganhando o público logo na sua primeira cena. E ainda há as vozes de Alan “Professor Snape” Rickman (Lagarta Azul), Michael Sheen (Coelho Branco) e Christopher Lee (Jaguadarte).
Apesar de não conhecer muito bem as histórias de Alice, e lembrar apenas vagamente do desenho, achei este filme um show imperdível. Um verdadeiro prato cheio para todas as idades.
Cotação: